Caminhada e ato fortalecem campanha salarial da saúde
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    17/03/2008

Cerca de mil trabalhadores estaduais da saúde realizaram na sexta-feira (14/03) assembléia geral da campanha salarial em frente à Secretaria da Saúde, em seguida fizeram uma caminhada pelas avenidas Dr. Arnaldo, Paulista e rua Bela Cintra até a Secretaria de Gestão Pública, onde realizaram ato público cobrando do Governo do Estado resposta à pauta de reivindicações da categoria.

Os trabalhadores da saúde estão sem reajuste salarial desde 2005. No ano passado, o Sindsaúde-SP começou uma negociação junto a Secretaria da Saúde sobre jornada de trabalho e incorporação de gratificações. Foram feitos diversos estudos, porém nada avançou. Tanto que a pauta de reivindicações é a mesma, tendo somente atualizado o índice de reajuste salarial conforme média da inflação no período.

Na assembléia, o Sindsaúde-SP informou que a Secretaria da Saúde apresentou um estudo para regulamentação da jornada. Para que todos trabalhadores possam avaliar a proposta, ficou decidido que os diretores regionais e delegados sindicais de base do Sindsaúde-SP realizarão assembléias em todos locais de trabalho, debatendo a proposta.

Uma Comissão, formada por trabalhadores e diretores do Sindsaúde-SP, foi recebida pela Secretaria da Saúde para tratar do Prêmio de Incentivo (PI). Nos últimos anos, a Secretaria vem usando o PI para conceder aumentos de mais de 300% para cargos de confiança e chefias, distorcendo o objetivo inicial de valorização da prestação de serviços na saúde. Além disso, o Sindsaúde-SP questionou a falta de transparência. Desde que passou a fazer reajustes diferenciados, a Secretaria deixou de divulgar tabela de valores pelo Diário Oficial do Estado. A Secretaria se comprometeu a entregar cópia da tabela ao Sindsaúde-SP.

A Assembléia deliberou nova assembléia geral no dia 11 de abril. Também delegou à direção do Sindsaúde-SP a escolha dos delegados para o Congresso da CUT que acontecerá em junho.

Após a assembléia, os trabalhadores foram em passeata até a Secretaria de Gestão Pública, onde realizaram novo ato. A Comissão de Negociação do Sindsaúde-SP, recebida pela Secretaria, cobrou uma proposta salarial, já que em reunião no dia 29/02 no Palácio do Governo, o Chefe da Casa Civil, Aloysio Nunes Ferreira, informou que a negociação deveria se dar na Secretaria de Gestão Pública. No entanto, a SGP informou que a questão está nas mãos da Comissão de Política Salarial que funciona junto ao Governo do Estado.