Após SindSaúde-SP cobrar, governo fará recadastramento pelo Poupatempo
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    18/03/2024

Demorou dois meses, mas, enfim, o governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) resolveu oferecer suporte aos profissionais do estado que buscam efetuar o recadastramento imposto pela gestão. A partir da próxima segunda-feira (25), os postos do Poupatempo também atenderão os trabalhadores e trabalhadoras do funcionalismo público que precisarem de auxílio para efetuar o processo. Os agendamentos já podem ser realizados em formato digital.

A decisão chega após o SindSaúde-SP realizar três mutirões e denunciar as dificuldades enfrentadas desde o início para realizar o procedimento. Problemas que vão da incompatibilidade com o modelo do celular até a indisponibilidade do reconhecimento facial.

Diante de diversas falhas apresentadas pelo aplicativo SOU.SP.GOV.BR, ao lado de outras organizações que representam os profissionais do estado, o sindicato ingressou com uma ação judicial para ampliar o prazo e obteve uma limitar que aumentava o período por 80 dias. O governo não atendeu essa reivindicação, mas publicou um decreto estendendo a data até 30 de abril.

Secretária de Assuntos Jurídicos do sindicato, Regina Bueno, lembra que no processo, a entidade também cobrava que fossem adotadas pela gestão estadual medidas capazes de auxiliar o procedimento.

“Quando pedimos a prorrogação, explicamos as dificuldades das pessoas e solicitamos que o governo facilitasse, colocasse os setores de recursos humanos para auxiliar nesse procedimento de quem não tem condições, seja por conta dos aparelhos que possuem, seja por falta de conhecimento do programa imposto pelo governo”, diz.

Atualmente, segundo informações do estado, 84% dos 584 mil profissionais do funcionalismo da ativa já realizaram o procedimento.

Prejuízos não podem ser esquecidos
    Devem realizar o recadastramento servidores, empregados públicos e militares em atividade, no âmbito da administração direta, das autarquias, inclusive as de regime especial. De acordo com o estado, quem não efetivar o procedimento corre o risco de ficar com o pagamento suspenso.

Apesar de valorizar a iniciativa, a Secretária de Atividades Sociais e Culturais do SindSaúde-SP, Valeria Fernandes, que participou dos atendimentos dos mutirões na sede do Sindicato, aponta que a demora do governo em encontrar uma saída causou sérios prejuízos aos profissionais.

“Embora importante, essa decisão tardia gerou mais de dois meses de angústia e provocou ausências no trabalho pra correr atrás de atualizações de documentos. Esse procedimento deixou evidente que o governo não conhece seu trabalhador e suas necessidades, além de colocar em dúvida a administração da unidade de trabalho, o próprio controle de ponto, uma vez que o indivíduo na ativa dentro do seu local de trabalho tem que fazer prova de vida em outro local, mesmo em formato virtual”, critica.

Não fiquem sem salário!
    Para acessar o app, é preciso baixar o aplicativo SOU.SP.GOV.BR, disponível nas plataformas Android e iOS, realizar o acesso por meio do login GOV.BR, acessar os dados de cadastro e atualizá-los. Ao final, por meio de validação biométrica, o servidor realiza a Prova de Vida Digital.

Caso não consiga realizar o procedimento mesmo com auxílio e se houver problemas como falha no reconhecimento biométrico, o SindSaúde-SP recomenda que o trabalhador ou a trabalhadora faça um print da tela de erro ou grave um vídeo (na horizontal de no máximo três minutos) de suas tentativas e envie para o(a) diretor(a) regional do sindicato.