Sexta Cine Saúde estréia com o Filme: BOLEIROS
    Autor: SindSaúde-SP
    21/08/2008

Em tempos de olimpíadas, o SINDSAÚDE-SP estréia nesta sexta-feira (22) o Projeto Sexta Cine Saúde com a exibição do filme BOLEIROS – Era uma vez o futebol... (1998 – Direção: Ugo Giorgetti).

Vale lembrar que essa iniciativa se dará dentro de um processo de integração entre a Secretarias de Formação e a Secretaria de Atividades Sociais e Culturais do SINDSAÚDE/SP, através do eixo temático: Formação Cultural.

Quem pode participar?
    Entrada franca para todo(a) e qualquer militante, trabalhador(a) e amigos(as) do SINDSAÚDE/SP.

Como será a atividade?
    As sessões começarão sempre às 19 horas, onde se fará uma abordagem nos 15 minutos iniciais sobre o enfoque da formação ao filme e após a exibição será destinada 1 hora para o debate e construção coletiva do processo formativo.

Sinopse
    Num bar de São Paulo, como fazem quase todas as tardes, um grupo de jogadores de futebol se reúne para aquelas conversas longas, desconexas e descompromissadas, típicas dos aposentados de qualquer profissão. Essas conversas ocupam aquele período de tempo difícil de preencher, umas duas ou três horas que são ao mesmo tempo fim de tarde e começo de noite. A concepção deste roteiro visa incorporar no seu próprio desenvolvimento maneiras de ser que pertencem à tradição do futebol. Um exemplo, como já foi dito, é o próprio local: o bar. Outro exemplo é o formato do filme na forma de episódios ou casos. Quando se fala de futebol, sempre se ilustra a conversa com uma pequena vinheta; um lance que ficou na memória, uma frase de um jogador, um momento particularmente empolgante de um campeonato, a atuação de um jogador ou juiz. O roteiro tenta obedecer a esse esquema montado pelo povo, que é a sua maneira, a maneira brasileira de contar os fatos do futebol. Quanto aos fatos, os casos narrados, o roteiro tenta também dar com temas freqüentes, que na realidade já fazem parte do patrimônio comum da lenda do futebol. O filme tende para o humor e a leveza mesmo quando é sério, de novo na tentativa de seguir a essência do próprio jogo. Futebol é humor, é firula, é o drible, é o toque de calcanhar, o gol de letra. Um filme sobre futebol tem que ser um pouco isso.

Elenco: Adriano Stuart, Flávio Migliaccio, Otávio Augusto, Cássio Gabus Mendes, Rogério Cardoso, João Acaiabe, Oswaldo Campozana, Paulo Coronato, Aldo Bueno, César Negro, Elias Andreato, Walter Breda, Wandi Doratiotto, Bruno Giordano, Cláudio Curi, Matinas Suzuki Jr.

Participação especial de Antônio Grassi, André Abujamra, Sílvio César, Lima Duarte, Marisa Orth e Denise Fraga.

Classificação Indicativa: 12 anos.