Fundada em 1983, CUT comemora hoje 25 anos
Sindicato unido e forte
desde 1989


    Fundada em 1983, CUT comemora hoje 25 anos
    Autor: CUT
    28/08/2008

    Crédito Imagem:

    A CUT parabeniza a todos e a todas que construíram esta história de lutas e conquistas.
    Somos fortes, somos CUT!
    A CUT - Central Única dos Trabalhadores – foi fundada em 28 de agosto de 1983, na cidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo, durante o 1º Congresso Nacional da Classe Trabalhadora (CONCLAT). Naquele momento, mais de cinco mil homens e mulheres, vindos todas as regiões do país, lotavam o galpão da extinta companhia cinematográfica Vera Cruz e imprimiam um capítulo importante da história. Tempos Difíceis - De 1964 a 1985 perdurava no Brasil o regime militar, caracterizado pela falta de democracia, supressão dos direitos constitucionais, perseguição política, repressão, censura e tortura. Porém, no final da década de 1970 e meados dos anos 1980 inicia-se no país um amplo processo de reestruturação da sociedade. Este período registra, ao mesmo tempo, o enfraquecimento da ditadura e a reorganização de inúmeros setores da sociedade civil, que voltam aos poucos a se expressar e a se manifestar publicamente, dando início ao processo de redemocratização. Surge a CUTNeste cenário de profundas transformações políticas, econômicas e culturais, protagonizadas essencialmente pelos movimentos sociais, surge o chamado “novo sindicalismo”, a partir da retomada do processo de mobilização da classe trabalhadora. Estas lutas, lideradas pelas direções sindicais contrárias ao sindicalismo oficial corporativo, há muito estagnado, deram origem à Central Única dos Trabalhadores, resultado da luta de décadas de trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade pela criação de uma entidade única que os representasse. O nascimento da CUT como organização sindical brasileira representa mais do que um instrumento de luta e de representação real da classe trabalhadora, um desafio de dar um caráter permanente à presença organizada de trabalhadores e trabalhadoras na política nacional. Desde sua fundação há 25 anos, a CUT tem atuação fundamental na disputa da hegemonia e nas transformações ocorridas no cenário político, econômico e social ao longo da história brasileira, latino-americana e mundial. Os avanços obtidos na proposta de um Sistema Democrático de Relações de Trabalho e a eleição de um operário à presidência da República em 2002, são fortes exemplos dessas mudanças e resultados diretos das ações da CUT em sua luta incansável pela garantia e ampliação de direitos da classe trabalhadora.

    PARABÉNS AOS TRABALHADORES E ÀS TRABALHADORAS! “Parabéns, car@s companheir@s e car@s amig@s pelos 25 anos do evento de fundação da CUT. Um dos companheiros da preparação e fundação da CUT hoje é o Presidente do País, o companheiro Luis Inácio Lula da Silva. Conjunto com ele e com a solidariedade dos trabalhadores internacionais, a CUT determina direitos, tarefas e esperanças para o trabalhador brasileiro e mundial. O Brasil é uma das maiores economias no mundo. Dentro do Brasil existem muitas empresas de vários países do mundo. Conjunto, trabalhadoras e trabalhadores, jovens e sindicalistas, devemos nos organizar dentro dos movimentos sociais e sindicais e devemos trabalhar, lutar e abraçar tudo mundo junto. Muito obrigado para a sua resistência dentro dos combates sociais. Muito obrigado para o nosso trabalho conjunto no nível da CUT com a DGB e também no nível da CNM com o IG Metall. Nosso intercâmbio de jovens desenvolveu excelente durante dos últimos anos. Quando nos crescemos nossos contatos permanentes, mais detalhados e mais participativos nos devemos conhecer a realidade do trabalhador e de vida em outra empresa e em outro país. Um abraço a todos companheiros sindicalistas em nome da juventude do IG Metall.” Claudia Büchling
    Jugendbildungsreferentin









Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
Cadastre-se









Sim Não