Fórum Paulista da Reforma Sanitária debate Eleições, Saúde e Sociedade
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    11/09/2008

O Fórum Paulista da Reforma Sanitária realizou o seu terceiro debate no dia 8 de setembro, no Sindsaúde- SP. O sanitarista Gilson Carvalho e a presidente da Associação Paulista de Saúde Pública Vânia Barbosa debateram o tema Eleições, Saúde e Sociedade. Estavam presentes trabalhadores da saúde, usuários, profissionais da academia e dos serviços.

Nos debates, foi apontada a necessidade de que as demandas apontadas pela população no período eleitoral sejam reconhecidas, nas suas necessidades e interesses. Entretanto, compete aos militantes da Reforma Sanitária o papel de qualificar e politizar este debate.

Reconheceu-se o avanço dos 20 anos do SUS, apontando para a necessidade de se enfrentar os problemas do financiamento, da gestão pública e privada, da situação da força de trabalho e a mudança do modelo assistencial.

Outro desafio é o de mobilizar os prefeitos eleitos para a pauta política da Reforma Sanitária, resgatando os princípios e diretrizes do SUS. Papel importante está destinado ao esforço que o COSEMS-SP irá realizar junto aos futuros gestores. A próxima reunião plenária do Fórum será realizada em novembro, com pauta a ser definida.

Contatos provisórios:
    Alexandre Nemes ([email protected])
    Leandro Oliveira ([email protected])
    Marco Manfredini ([email protected])