SindSaúde-SP mobiliza trabalhadores e trabalhadoras da saúde contra a PEC 32 e o PLC 26
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    16/08/2021

Para conscientizar as trabalhadoras e trabalhadores do serviço público sobre os duros ataques que os governos federal e estadual estão promovendo com a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 32, de 2020, e com o Projeto de Lei Complementar (PLC) 26, de 2021, respectivamente, o SindSaúde-SP realizou panfletagens, assembleias e reuniões em diversos serviços de saúde nesta segunda-feira (16).

Todas as ações são preparatórias para 18 de agosto, Dia Nacional de Luta e Paralisações contra a PEC 32, que será realizado conjuntamente com as mobilizações no estado de São Paulo contra o PLC 26. Clique aqui e veja os locais dos protestos.

Entre outras coisas, se for aprovada a PEC 32 permitirá o fim da estabilidade, o rebaixamento dos salários e o fim da progressão dos trabalhadores e das trabalhadoras do serviço público. Além disso, também vai fragilizar o Sistema Único de Saúde (SUS), colocar em risco tratamentos de saúde que estão em andamento, acabar com as pesquisas nacionais em universidades públicas e aumentar a corrupção.

Já o PLC 26, que é a segunda reforma administrativa a ser promovida pelo governo estadual em menos de um ano, pode acabar com as seis faltas abonadas, retirar o direito de receber a licença-prêmio em dinheiro (pecúnia), acabar com o reajuste do adicional de insalubridade e criar uma bonificação de resultados, que pode ser usada como desculpa para não conceder reajustes salariais, sem contar que não será levado em consideração para o cálculo da aposentadoria.

Ações do SindSaúde-SP

Logo no início da manhã desta segunda (16), houve panfletagem na saída do metrô que dá acesso ao Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE). Participaram da atividade a secretária de Assuntos Jurídicos, Regina Bueno; a secretária de Organização Sindical, Roseli Ilídio; a secretária de Atividades Sociais e Culturais, Renata Scaquetti; e o secretário de Políticas e Gestão em Seguridade Social, Mauri Bezerra, todos trabalhadores do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe). Essa atividade foi realizada em parceria com o Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp).

A diretora da Região Leste II, Valéria Fernandes, está distribuindo o material para os delegados sindicais de base (DSB’s), para que seja panfletado no dia 18 de agosto. A diretora da Região Leste I, Adriana Arduíno, está preparando os cartazes que serão utilizados nos protestos.

Instituto Pasteur

Ainda na manhã desta segunda, os trabalhadores e trabalhadores do Instituto Pasteur participaram de assembleia, realizada pela diretora da Região Central da capital, Janaína Luna. O mesmo aconteceu na Divisão de Programas Especiais (DPE), da extinta Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), em assembleia organizada pelo diretor da Região Oeste I, José Carlos Salvador.

Já o diretor da Região Oeste III, Silas Lauriano Neto, está dialogando, de setor em setor, com as trabalhadoras e os trabalhadores do Hospital Vila Nova Cachoeirinha, para explicar a importância de participar das mobilizações para derrubar as propostas dos governos estadual e federal.

18 de agosto é dia de mobilização contra a PEC 32 e o PLC 26. Participe!

PLC 26: nova reforma administrativa estadual é tema de ato solene na Alesp

Governo de SP se valeu da crise para passar o trator nos direitos do funcionalismo