Vitória dos(as) trabalhadores(as) da extinta Sucen
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    22/06/2022

As trabalhadoras e os trabalhadores da extinta Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), organizados pelo SindSaúde-SP, tiveram uma grande vitória, garantindo a regularização dos pagamentos atrasados, referente ao mês de maio de 2022. O pagamento dos(as) trabalhadores(as) que estão com os salários zerados será realizado já nesta sexta-feira, 24 de junho.

Os(as) trabalhadores(as) que estão com os salários incompletos (faltando sexta-parte, quinquênio, entre outros tipos de direitos), referente ao mês de maio de 2022, receberão os valores pendentes no próximo quinto dia útil, junto com o pagamento referente ao mês de junho.

Para conquistar o pagamento de seus direitos os profissionais ocuparam a Secretaria de Estado da Saúde (SES), desde às 8h da manhã da última terça-feira (21), para exigir o pagamento de 617 profissionais que estavam com as remunerações incompletas.

Por conta da mobilização, a presidenta do Sindicato, Cleonice Ribeiro, ao lado da secretária-geral do SindSaúde-SP, Célia Regina Costa; do secretário de Administração e Finanças, Gervásio Foganholi; do secretário de Formação e trabalhador da Sucen, Alexandre Senna; e do diretor da região Oeste I da capital e também trabalhador da Sucen, José Carlos Salvador foram recebidos pela coordenadora da Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH), Cida Novaes, pela coordenadora da Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD), Regiane A. Cardoso de Paula e por representantes da SES.

Durante a negociação, os dirigentes também abordaram outros problemas como a possibilidade de atraso do Prêmio de Incentivo e de corte do Adicional de Insalubridade, a falta de acesso ao demonstrativo de pagamento e o depósito do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Os representantes da SES afirmaram que todos(as) os(as) trabalhadores(as) que já foram avaliados receberão o valor do Prêmio de Incentivo no dia 25 de junho, assim como já é de costume, e que será enviado, até o dia 30 de junho, o demonstrativo de pagamento para os(as) trabalhadores(as) que ainda não tiveram acesso às informações sobre seus vencimentos.

Os(as) trabalhadores também foram tranquilizados, pois foi negociado que não haverá corte do Adicional de Insalubridade, porém, todos(as) passarão pelo processo de reavaliação, assim como os demais profissionais ligados à SES.

Os depósitos atrasados do FGTS serão regularizados, contudo, os(as) trabalhadores(as) só conseguiram ter acesso às informações em seus extratos após 90 dias.

O SindSaúde-SP também conquistou que fosse estabelecida uma mesa de negociação permanente, na qual serão tratados assuntos como o processo de escolha de coordenação de campo, a perda da cesta básica, o pagamento de diárias, os problemas de organização nos Núcleos de Apoio as Operações Regionais (NAOR), entre outros assuntos que estiverem pendentes. O Sindicato também conquistou a garantia da frequência referente ao dia 21 de junho para os(as) trabalhadores(as) da Sucen que foram para a ocupação da SES.

Leia mais sobre esse assunto:

Não vamos sair daqui sem uma resposta concreta, diz presidenta do SindSaúde-SP

Trabalhadores(as) da extinta Sucen, que estão sem salário, ocupam Secretaria da Saúde

Manifesto dos(as) trabalhadores(as) da extinta Sucen

617 trabalhadores(as) da extinta Sucen estão com salários incompletos