Sextou com SindSaúde-SP avisa: apaixonados por cinema, a agenda hoje é pra você
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    19/07/2024



    São Paulo é uma cidade que naturalmente já possui muitas opções culturais. Mas este final de semana está especial, com o encerramento de três festivais de cinema que dão voz a produções independentes. Tem até documentário sobre as transformações que a China viveu desde a revolução, no final da década de 1940, com comentário do jornalista Chico Pinheiro. 

    Além disso, a gente traz aqui dicas de teatro, exposição, shows diversos e gastronomia. Para quem quer sair de casa e se divertir, o cardápio está variadíssimo.  

    Vem com a gente. 

    Não se esqueça, se curtir alguma de nossas dicas, manda uma foto pra gente com a sua opinião (fala com a gente no Instagram e Facebook), afinal, esse espaço é nosso.

    O “Sextou com o SindSaúde-SP” é uma parceria da Secretaria de Imprensa e Comunicação com a Secretaria de Atividades Sociais e Culturais do SindSaúde-SP. Para isso, contamos com a participação de todas e todos para divulgar atividades de todas as regiões do estado. Participe! Mande sua dica para [email protected].

    CINEMA

    Documentário sobre a revolução chinesa terá exibição on-line ao vivo 

    “A Ponte de Bambu” mostra a vida de Jayme e Angelina Martins, jornalistas que se mudaram para Pequim na década de 1960, onde começaram a trabalhar na Rádio Pequim. O filme traz um olhar do casal e das filhas, alfabetizadas no idioma e cultura local, sobre eventos como a Revolução Cultural de Mao, o massacre da Praça da Paz Celestial e as reformas econômicas chinesas. Dentre as curiosidades, Jayme Martins foi preso durante a ditadura militar no Brasil e uma das filhas serviu como tradutora para Lula durante sua visita à China. A exibição, em formato digital, terá depois uma sessão de debate e comentários com o jornalista Chico Pinheiro e o diretor do documentário, Marcelo Machado.

    Quando: Domingo, às 21h
    Onde: Inscreva-se aqui para ver 
    Quanto: Grátis 



    Mostra de cinema coreano reúne 19 produções
    De longa a curtas de jovens e consagrados cineastas, a 13ª Mostra de Cinema Coreano terá exibições no Centro Cultural de São Paulo, onde também haverá um bate-papo com o crítico Oh Dong-jin e os diretores Chung Ji-young e Yook Sang-hyo, que tratarão dos filmes em cartaz e do panorama atual da atual produção sul-coreana. A dica fica para a exibição do drama “Teia de Aranha”, seguida pela conversa com os convidados. 

    Quando: Domingo, às 15h
    Onde: Centro Cultural São Paulo (CCSP)
    Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade, São Paulo/SP
    Quanto: Grátis (ingressos podem ser retirados nas bilheterias do nas bilheterias do CCSP e do MIS com uma hora de antecedência)



    Cabíria Festival leva protagonismo feminino às telas
    Também o Cinesesc receberá parte da programação de um festival que valoriza a representatividade feminina na sétima arte. Como apresentações gratuitas, o evento reúne 15 produções que serão precedidas de debates imediatos com diretores e pensadoras do cinema. O mais legal, são filmes para todas as idades. 

    Quando: Domingo, às 20h (retirada de ingresso uma hora antes)
    Onde: CineSesc
    R. Augusta, 2075 - Cerqueira César, São Paulo
    Quanto: Grátis

    Exibições:
    O Nosso Pai
    Três irmãs são obrigadas a viver juntas durante um dos momentos mais intensos da pandemia, em março de 2021. Da convivência, surgem discussões, uma galinha quebrada no chão da cozinha e também uma ideia inusitada, um plano improvável e a possibilidade de salvar o mundo. 

    Histórias que nosso cinema (não) contava
    Uma releitura histórica sobre o período da ditadura militar no Brasil retratada através de imagens e sons exclusivos das pornochanchadas, o gênero mais visto e produzido no país durante a década de 70. 

    Sessão seguida de bate-papo com Anna Muylaert, Fernanda Pessoa e mediação de Nayla Guerra. 

     

    Satyros exibem “Lilith” no encerramento do SatyriCine Bijou 
    Outro festival que acontece no centro da cidade é o SatyriCine Bijou. No sábado acontecerá o encerramento às 20h com a entrega de troféus e a exibição do filme “Lilith”. Já no domingo, entre 15h e 21h, o público poderá assistir novamente todos os filmes vencedores e que integraram o encontro que busca dar visibilidades a filmes independentes. 

    Quando: Sábado, 20h30
    Onde: Cine Bijou – Sala Patricia Pillar
    Praça Franklin Roosevelt, 172 - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo - SP, Brasil
    Quanto: Grátis (ingressos retirados uma hora antes das sessões)



    EXPOSIÇÃO 

    Tremembé tem exposição sobre artistas do rock

    Como parte das celebrações do Dia Mundial do Rock, comemorado em 13 de junho, a Casa de Cultura Tremembé recebe a exposição “Lentes do Rock”, de Caike Scheffer, que registrou grandes festivais como Rock in Rio, SummerBreeze e reúne na mostra trabalhos publicados ainda em sites e revistas. Quando: Sábado (20), a partir das 10h
    Onde: Casa de Cultura Tremembé
    R. Maria Amália Lopes Azevedo, 190 – Tremembé
    Quanto: Grátis



    “Expo Punk” retrata história do punk paulistano
    O punk de São Paulo, que tomou conta da cidade a partir das periferias e da região central da capital paulista, é tema de uma exposição que reúne fotos, vídeos, recortes de jornais e revistas, organizadas sob a curadoria de Ariel Invasores, que esteve à frente de bandas como Invasores de Cérebro e Restos de Nada, e Luís Garcia, artista visual, produtor e cenógrafo do underground paulistano.

    Quando: Sábado, das 10h às 18h
    Onde: Centro Cultural Olido
    Rua São João, 473 – 1º andar – Centro Histórico, São Paulo
    Quanto: Grátis



    SHOWS

    Garotos Podres se apresentam em São Paulo

    Quem estiver na região do Centro Cultural Olido para ver a “Expo Punk” (saiba mais acima) poderá ter uma mostra grátis de altíssimo nível de como se desenvolveu a cena musical ao assistir um show dos Garotos Podres, banda formada no grande ABC paulista e que está na estrada há 42 anos. Atualmente liderada por Mao, único remanescente da formação original, a banda tocará clássicos como “O verme” e “Subúrbio Operário”. 

    Quando: Sábado, às 16h
    Onde:  Rua São João, 473 – 1º andar – Centro Histórico, São Paulo
    Quanto: Grátis



    Hurtmold celebra 25 anos na Lapa
    Mas, se sua pegada é música instrumental, o sexteto paulistano Hurtmold celebra duas décadas e meia de estrada e post rock em um show que reunirá canções dos cinco álbuns lançados até 2016, quando gravaram ‘Curado’. 

    Quando: Domingo, às 17h
    Onde: Centro Cultural Tendal da Lapa
    Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca, Lapa
    Quanto: Grátis



    Em clima de Jogos Olímpicos, Parque Villa Lobos recebe Diogo Nogueira
    Oficialmente, as Olimpíadas da França só começam na outra sexta-feira, dia 24, mas a festa vem primeiro e como parte dessa celebração, São Paulo receberá uma programação cheia da Fan Fest dos Jogos Olimpícos a parte desta sexta-feira, com a apresentação de Toni Garrido e Vitor Kley, para inaugurar um espaço que também fará a transmissão oficial das competições. No sábado é a vez do sambista Diogo Nogueira tocar, como parte das 12 horas diárias de atrações que incluem também clínicas esportivas e espaço gastronômico.

    Quando: Sábado, às 18h
    Onde: Parque Villa-Lobos 
    Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 - Alto de Pinheiros, São Paulo
    Quanto: R$ 20 (ingressos em Ticketmaster mais 15% de taxa de serviço (na bilheteria oficial do Shopping Ibirapuera, de terça à sexta, das 10h às 19h, e aos sábados e domingos, das 10h às 22h, é possível comprar ingresso sem taxa)



    Orquesta Filarmônica apresenta clássicos do cinema
    Como parte da comemoração de 10 anos do Teatro J. Safra, a Orquesta Filarmônica Carlos Gomes  fará um concerto especial em que apresentará canções que marcaram grandes clássicos da tela grande. 

    Quando: Domingo (21), às 19h30
    Onde: Teatro J. Safra
    Rua Josef Kryss, 318 – Barra Funda, São Paulo 
    Quanto: R$ 30 (teatrojsafra.com.br)



    Rachel Reis toca em Festival Sangue Novo
    Após passar por Brasília, o projeto baiano Sangue Novo chega a São Paulo com o objetivo de apresentar vozes femininas e mostrar a diversidade de estilos musicais que marcam o estado. Rachel Reis, de Feira de Santana, indicada ao Grammy Latino, encerra as apresentações no domingo. 

    Quando: Domingo, às 19h
    Onde: Caixa Cultural São Paulo
    Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo
    Quanto: Grátis (retirada de ingressos uma hora antes da apresentação)



    Novo Anhangabaú tem dia de Ilú Obá de Min
    Projeto sempre presente nas diversas gestões municipais, a revitalização do Vale do Anhangabaú ganhou novo folêgo com o Novo Anhangabaú. Uma série de shows, peças, saraus tem ocupado a região central da cidade aos finais de semana e apresentação do bloco Ilú Obá de Min, com uma bateria formada exclusivamente por mulheres que fazem referência às tradições das religiões de matriz africana e abrem o carnaval de rua da capital. 

    Quando: Sábado, às 18h
    Onde: Vale do Anhangabaú, centro histórico de São Paulo
    Quanto: Grátis



    TEATRO

    Trupe “Esparrama” utiliza São Paulo no espetáculo “Acorda”

    Após três peças e 25 mil expectadores, o Grupo Esparra leva ao centro histórico de São Paulo “Acorda”, peça que integra o projeto Teatro de Janela. A proposta da companhia de palhaços é ocupar a cidade de fazer de prédios históricos palco de apresentações como esta em que um prédio está roncando e se não for despertado a tempo, vai dormir para sempre. 

    Quando: Sábado, às 15h
    Onde: Centro Cultural Banco do Brasil
    Rua Álvares Penteado, 112 – Centro, São Paulo 
    Quanto: Grátis



    Em curtíssima temporada, musical sobre Belchior segue no Teatro Bravos
    Resultado de um desses fenômenos inexplicáveis, o poeta e cantor Belchior fez muito mais sucesso quando despareceu do que quando frequentava as paradas, apesar de sua canções embalarem muitos corações. Diante de tantas regravações e citações, o espetáculo “Belchior – O musical” resolveu contar a história do artista cearense autor de clássicos como “Velha Roupa Colorida” e “Como Nossos Pais”. As últimas apresentações acontecessem neste final de semana. 

    Quando: Sábado, às 21h
    Onde: Teatro Bravos
    Rua Coropé, 88 – Pinheiros, São Paulo
    Quanto: R$ 19,50 (até o fechamento desta edição, só restavam ingressos para Plateia Inferior, de R$ 60 a R$ 120)

     


    GASTRONOMIA

    São Paulo sedia Festival de Comida de Rua

    O encontro “Smorgasburg”, que surgiu em Nova Iorque e já passou por várias cidades do mundo, terá a quarta edição na capital paulista, no Obelisco do Ibirapuera. Além de cem opções de comida, também haverá apresentações de grupos de reggae, folk, jazz e até um beer Garden. 

    Quando: Sábado e domingo, das 10h30 às 19h30
    Onde: Obelisco do Ibirapuera
    Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Parque do Ibirapuera – São Paulo
    Quanto: Entrada gratuita




    FESTA JULINA

    Armazém do Campo tem arrasta pé no sábado
    Nós seguimos firmes e fortes com dicas de arraiás. Enquanto houve uma última barraca, aqui estaremos para divulgá-la. Desta vez a festa é no Armazém do Campo em parceria com a Feira Vermelha e com a Livraria Expressão Popular. Tem arrumadinho, carne louca, caldo verde, arroz doce, bolo de mandioca, de fubá com goiabada, tapioca, quentão e muito mais. No sábado, tem bingo às 13h, quadrilha às 16h, e Trio Forró da Flor, às 17h

    Quando: Sábado, das 10h às 19h
    Onde: Armazém do Campo
    Alameda Nothamann, 806 - Campos Elíseos, São Paulo
    Quanto: Entrada gratuita