Cinema africano, samba e pistache: Sextou com SindSaúde-SP está na área
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    22/11/2024



    Uma das melhores coisas do mês da Consciência Negra é descobrir que a cultura africana existe, é muito rica e que a África vai além das dificuldades, muitas delas provocadas pelo roubo do colonizador quando chegou aos países do continente. 

    Por conta da reflexão que a data traz e que em 2024, pela primeira vez, virou feriado nacional, a partir de uma lei instituída durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, shows, exposições, festivais de cinema e debates pipocam país afora e nos ajudam a discutir o racismo e a desigualdade num Brasil que ainda mantém uma dívida profunda com o continente africano. 

    Além das referências à cultura afrobrasileira, na nossa agenda desta semana, tem ainda forró e festival de pistache na Avenida Paulista para tirar a barriga da miséria. 

    Vem com a gente. 

    O “Sextou com o SindSaúde-SP” é uma parceria da Secretaria de Imprensa e Comunicação com a Secretaria de Atividades Sociais e Culturais do SindSaúde-SP.

    Para isso, contamos com a participação de todas e todos para divulgar atividades de todas as regiões do estado. Participe! Mande sua dica para [email protected].

    A 1ª Bienal do Samba pede passagem no Centro Cultural São Paulo com intervenções artísticas, exposições, shows com sambistas, palestras e rodas de conversa. A programação que segue até o final de semana reserva ao público também uma seleção especial de livros sobre a história do samba e uma playlist com clássicos que mercaram o estilo na Biblioteca Sergio Milliet e na Discoteca Oneyda Alveranga. 

    Sábado (23), das 10h às 22h 
    Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000 - Liberdade, São Paulo
    Grátis 



    Para quem gosta de pistache, chocolate e sobremesas de Natal, vai ter tudo isso no Primeiro Festival de Pistache na Avenida Paulista neste final de semana. Comida para diversos gostos e bolsos. 

    Domingo (24), das 12h às 20h
    Club Homs – Avenida Paulista, 735, São Paulo
    Grátis



    Saudade de um baile? Boa notícia, a banda Chic In Soul toca neste sábado, de graça. No repertório, grandes sons dos anos 1970 e 1980 de Kool & The Gang, Chaka Khan, The Emotions, The Gap Band, Commodores, The Jackson 5, Jimmy “Bo” Horne, Earth Wind & Fire e dos pais do samba-rock Tim Maia, Cláudio Zoli, Jorge Benjor, Wilson Simonal e por aí vai. 

    Sábado, às 19h
    Centro Cultural Vila Itororó – Rua Maestro Cardim, 60, Bela Vista, São Paulo
    Grátis



    A ideia é maravilhosa. Uma kombi e vários filmes que não teriam espaço no circuito aberto de cinema. Juntando as duas coisas, surge o “Cinema na Kombi”, no Polo Cultural Chácara do Jockey, que exibe curtas na Praça da Balança no começo da tarde do domingo. Na lista estão “Circo de Pulgas do Bulacha”, “Disque Quilombola”, “Projeto Nutar” e outras obras.  

    Domingo, às 18h30
    Polo Cultural Chácara do Jockey – Rua Santa Crescência 201, portaria 5 (Praça da Balança)
    Grátis



    A Escola de Samba Estrela do Terceiro Milênio toca em casa neste domingo. Vai ter som da bateria “Pegada da Coruja” no calçadão em frente à sede da escola, comandada pelo mestre Vitor Velloso. No repertório, clássicos do samba não irão faltar. 

    Domingo, às 21h
    Rua José Antunes Cerdeira, 71 - Calçadão Cultural do Grajaú - Parque América, São Paulo
    Grátis



    O “Trio Golada” leva o forro-pé-de-serra à Zona Norte de São Paulo neste domingo. O grupo formado por pai, mãe e filho já acompanhou grandes nomes como Luiz Gonzaga, Jorge de Altinho, Caju & Castanha, Anastácia e apresenta clássicos da cultura nordestina. 

    Domingo, às 19h30
    Casa de Cultura Freguesia do Ó - Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215 - Freguesia do Ó, São Paulo
    Grátis 



    Termina neste final de semana a “Mostra Cinemas da África Subsaariana: Clássicos Restaurados”, na Cinemateca Brasileira. As 12 obras escolhidas tratam de temas como colonialismo e identidade africana e o destaque do domingo vai para “YAABA”, um dos filmes mais conhecidos do aclamado diretor burkino Idrissa Ouédraogo, vencedor do Prêmio da Crítica no Festival de Cannes. Na história, Bila, um menino de 10 anos, desenvolve uma relação de amizade com a idosa Sana, a quem todos chamam de “Bruxa” e que sempre é responsabilizada por qualquer desastre que aconteça na comunidade. 

    Domingo, às 16h
    Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino, São Paulo
    Grátis



    O grupo multiétnico Höröyá, que inclui músicos do Brasil, Senegal e Guiana se apresenta no sábado na Pompéia. Com 11 integrantes, o repertório inclui ritmos que que exploram desde a cultura do oeste africano até samba, afrobeat e funk e jazz. A apresentação terá ainda a presença do griô senegalês Zal Sissokho.

    Sábado, às 21h30
    SESC Pompéia – R. Clélia, 93 - Água Branca, São Paulo
    R$ 60