Campinas registra três mortes por Febre Maculosa confirmadas, e um óbito suspeito
Sindicato unido e forte
desde 1989


    Campinas registra três mortes por Febre Maculosa confirmadas, e um óbito suspeito
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    14/06/2023

    Crédito Imagem: SindSaúde-SP

    Segundo exames analisados, foi confirmado que a morte da dentista Mariana Giordano, de 36 anos, a do namorado de dela, Douglas Pereira Costa, de 42 anos e a de uma mulher de 28 anos, teve como causa a doença conhecida como febre maculosa. A doença, de acordo com a prefeitura de Campinas, foi contraída no município. Outra morte, de uma jovem de 16 anos, esta sendo investigada.

     

    O mais provável é que a infecção tenha ocorrido em um evento na Fazenda Santa Margarida, em Joaquim Egídio. Três pessoas, que estiveram nesse evento no dia 27 de maio, faleceram no dia 08 de junho. O outro óbito ainda está sendo analisado pelo Instituto Adolfo Lutz.

     

    A Febre Maculosa Brasileira é uma doença infecciosa aguda, de gravidade variável, que é transmitida pelo carrapato Ambyomma cajennense, conhecido como carrapato estrela, depois que ele é infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii. Esse carrapato hematófago pode ser encontrado em animais de grande porte, tais como bois, cavalos, cães, aves domésticas, roedores e, especialmente, na capivara, o maior de todos os reservatórios naturais.

     

    Quando o contato com o carrapato na pele for por um período maior que quatro horas, é necessário ir ao médico para investigar os sintomas, mas não existe transmissão da doença de uma pessoa para outra.

     

    A febre maculosa se manifesta geralmente em áreas de mata e é comum na região sudeste do Brasil. Esta doença tem cura e seu tratamento pode ser a base de acompanhamento médico, antibióticos e internação.

     

    Os sintomas da doença normalmente se manifestam rapidamente, alguma vezes em até 48 horas. Se o carrapato permanecer no corpo de uma pessoa por mais de 6 horas, ela deve procurar atendimento médico imediato.

     

     

    Sintomas da Febre Maculosa

     

    Dor de cabeça, febre, náuseas, vômitos, cansaço e fadiga. e, quando está em estágio avançado, manchas vermelhas no corpo. A manifestação dos primeiros sintomas pode ocorrer entre 2 e 15 dias após o contágio.

     

    Comprometimento da coagulação sanguínea. Se não for tratada de forma rápida, a doença evolui e atinge os vasos sanguíneos da região cerebral.

     

     

    Saiba como prevenir a febre maculosa

     

    Use pinças para retirada dos carrapatos e nunca os retire com as mãos, use pinças para fazer isso.

     

    É indicado que as pessoas se vistam com roupas claras ao adentrar locais de mata, para que seja possível ver melhor o carrapato;

     

    Deixe os animais domésticos livres de parasitas;

     

    Utilize repelentes que inibem carrapatos, em regiões de risco.

     

     

    Extinção da Sucen afeta controle da proliferação dos carrapatos estrela

     

    A Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) foi uma autarquia que foi criada no ano de 1970 e extinta em 2020, cujo objetivo era o controle de endemias, tais como a dengue, chikungunya, zika vírus, Leishmaniose, esquistossomose, chagas, febre maculosa, febre amarela, entre outras doenças. Com a extinção da Sucen, as trabalhadoras e os trabalhadores foram transferidos para a Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD) e passaram a atuar apenas no combate aos vetores. Mas, segundo os trabalhadores o trabalho de pesquisa foi interrompido.

     

    Leia mais em:

     

    Após extinção da Sucen, estado de SP registra 61,3 mil casos de dengue, com 1,6 mil internações e 48 mortes

     

    Sorocaba: Trabalhadores(as) da extinta Sucen denunciam falta de estrutura

     

    SindSaúde-SP debate o controle de endemias, após a extinção da Sucen Etapa Temática do 13º Congresso, nesta sexta (21)

     

     










Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
Cadastre-se









Sim Não