SindSaúde-SP exige jornada de 30 horas para administrativos das autarquias
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    20/02/2024

A redução de jornada para os trabalhadores administrativos que atuam nas autarquias, sem redução salarial, está entre as pautas prioritárias da Campanha Salarial deste ano. Se atendida, a reivindicação vai beneficiar profissionais dos Hospitais das Clínicas de São Paulo, Ribeirão Preto, Marília e Botucatu, do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), do Departamento de Perícias Médicas do Estado de São Paulo (DPME) e da Fundação Pró-Sangue.

A conquista da jornada de 30 horas para os trabalhadores da saúde é um símbolo da força da organização sindical. O direito foi garantido para todos os profissionais da área técnica em 1997 após uma greve que durou 31 dias.

Para os trabalhadores administrativos ligados à Administração Direta, o direito foi conquistado em 2013, após uma greve que durou 47 dias, sendo que em duas semanas desse período houve a ocupação da Assembleia Legislativa de São Paulo.

Os profissionais municipalizados também tiveram o direito reconhecido, em 2017, graças a um mandado de segurança coletivo impetrado pelo assessoria jurídica do SindSaúde-SP. Contudo, nesse caso, foi necessário que trabalhadores e trabalhadoras municipalizados indicassem se optariam pela redução de jornada no prazo de 90 dias.

Saúde do trabalhador

A jornada reduzida para trabalhadores da saúde é recomendada por órgãos internacionais como a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) por conta da natureza exaustiva do trabalho, que expõe esses profissionais a situações de muita dor, sofrimento, angústia e os submetem a uma rotina de perdas e mortes, o que é psicologicamente extenuante.

SindSaúde-SP explica

O SindSaúde-SP protocolou a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2024 nas secretarias do governo de São Paulo e autarquias entre o fim de janeiro e início de fevereiro. O documento é resultado de uma construção que pôde contar com a participação de todas as categorias profissionais da saúde, sejam ligados à administração direta, autarquias ou municipalizados.

Desde então, o Sindicato está divulgando informações que tratam dos pontos abordados na pauta da campanha: o SindSaúde-SP Explica, onde já tratamos do índice de reajuste salarial e da abertura de concursos público, que estão entre os assuntos prioritários para este ano.

A pauta da Campanha Salarial 2024 está na íntegra em nosso site:

Clique aqui e leia a Pauta Econômica

Clique aqui e leia a Pauta Permanente