Relatório das Oficinas do I Encontro das COMSATs
    Autor: SindSaúde-SP
    02/09/2008

Conheça o relatório final das Oficinas do I Encontro das Comissões de Saúde do Trabalhador (Comsats) e I Simpósio sobre Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho, promovidos pela Secretaria de Estado da Saúde em parceria com o SindSaúde-SP, nos dias 25 e 26 de junho.

O I Encontro teve o objetivo de envolver trabalhadores e gestores da saúde no debate e na troca de experiências sobre ações para a melhoria da qualidade de vida no trabalho e na saúde do trabalhador.

O SindSaúde-SP debateu durante anos a necessidade de um instrumento que organizasse as ações de promoção à saúde do trabalhador da saúde. A instituição das Comsats em todos os hospitais e autarquias da rede pública estadual, em 2006, foi uma grande vitória.

A COMSAT deve atuar em tudo o que envolve condições de trabalho. Tem como responsabilidade investigar, discutir e combater as condições de trabalho insalubres, inseguras e perigosas. Deve atuar em todos os campos relacionados com a prevenção de acidentes e doenças do trabalho. Deve participar de todas as decisões referentes ao ambiente e à organização do trabalho, pois a maioria dos acidentes deixa seqüelas e as doenças podem ser de caráter irreversível.