Sextou com SinSaúde-SP abre mês da Consciência Negra com muita cultura afrobrasileira
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    01/11/2024



    Muita cultura e muita resistência. O mês da Consciência Negra relembra as contribuições afrobrasileiras para a formação do Brasil e destacam que muito além da exploração, os povos que vieram de África trouxeram também saberes essenciais para a construção de um país historicamente desigual, ainda que muito rico. 

    Para começar, não vai faltar samba. Aliás, nunca tivemos tanto em nossa agenda cultural. Para além disso e da referência ao novembro, vai ter cinema, festival que mistura filme e comida e cabaré, mas de um jeito que talvez você não conheça. 

    Vem com a gente que o ano está pra acabar. 

    O “Sextou com o SindSaúde-SP” é uma parceria da Secretaria de Imprensa e Comunicação com a Secretaria de Atividades Sociais e Culturais do SindSaúde-SP.

    Para isso, contamos com a participação de todas e todos para divulgar atividades de todas as regiões do estado. Participe! Mande sua dica para [email protected].

    Neste sábado de feriado tem capoeira, samba de roda e feijoada em Santo André a partir das 11 horas. A Kizomba Griô acontece na Vila São Pedro e inclui a apresentação do Batuque do Pescador, música raiz para colocar todo mundo para dançar e recontar a história da formação do Brasil. 

    Sábado (2), a partir das 11 horas 
    Rua Distrito Federal, 412 – Vila São Pedro – Santo André 
    Grátis



    Também em Santo André, mais uma atração imperdível para quem gosta de samba é Mauro Diniz, representante da Velha Guarda da Portela, que se apresenta à noite no SESC Santo André como parte do projeto "Entre Terreiros e Quintais: Ancestralidade, Fé e Pagode". 

    Sábado, a partir das 19h
    SESC Santo André – R. Tamarutaca, 302 - Vila Guiomar, Santo André
    R$ 60 



    Além de Dia dos Finados, o sábado de feriado também é Dia da Animação e no Minhocão vai rolar a exibição de curtas da Mostra Ambiental. Uma ótima oportunidade para assistir cinema ao ar livre a ainda conhecer as obras “Panapanã”, “Quando a Chuva Vem?”,  “Mitos Indígenas em Travessia”, “Tainá e a Chuva”, “Maré Brava”, “Maréu”, “Mytikah Explora” e “Monstros”

    Sábado, às 18h30
    Em cima do Minhocão (Elevado João Goulart), em São Paulo, em frente ao mural “Eu me Vejo em Você” – A 5 minutos do Metro Santa Cecília
    Grátis



    Mais uma ótima ideia de festival em São Paulo, a SP Food Film Fest chega à 3ª edição com a reunião entre filmes sobre comida e experiências gastronômicas. Uma das obras, “A história do cuscuz”, parte do programa “A História da Alimentação no Brasil”, mostra a produção desse alimento no Brasil e em África. Para ficar ainda mais gostoso, após o filme haverá uma aula show e para participar basta se inscrever. 

    Domingo, às 15h
    Centro Cultural São Paulo – Sala Paulo Emílio
    Rua Vergueiro, 1000 - Liberdade, São Paulo
    Grátis



    “Cão Vadio” é uma obra em linguagem de cabaré que mergulha no realismo fantástico presente na literatura latino-americana para dar voz a habitantes de uma cidade que vivem na margem do mundo após serem levados ao local por tragédias naturais terremotos e vendavais. 

    Domingo, às 18h
    Teatro Estúdio – R. Conselheiro Nébias, 891 - Campos Elíseos, São Paulo
    Pague O Quanto Vale (ingressos distribuídos 1h antes na bilheteria do teatro por ordem de chegada)



    Iniciativa do Grupo Pombas Urbanas, o 8º Encontro de Teatro Comunitário da Cidade de São Paulo reúne 10 obras iniciativas do Brasil e da Colômbia até este domingo. As apresentações acontecem no Centro Cultural Arte Em Construção e o festival termina com o espetáculo “Cirilo – la guacamaya”, às 11h, o Sarau Serelepe/Maracatu, às 15h, e o show do grupo Cumbia Calavera, às 17h 

    Domingo, a partir da 11h
    Avenida dos Metalúrgicos, 2.100 – Cidade Tiradentes 
    Grátis



    Mas se a fome de samba ainda não tiver sido saciada, domingo tem mais e em grande estilo. Mart’nália se apresenta gratuitamente na Caixa Cultural São Paulo no centro da cidade. No repertório da vencedora de dois Grammys Latinos, não devem faltar canções como “Namora Comigo” e “Onde Anda Você”. Vai lá, quem sabe você não encontra o prefeito Ricardo Nunes brincando com as crianças. 

    Domingo, às 19h
    Caixa Cultural São Paulo – Praça da Sé 111, Centro, São Paulo
    Ingressos gratuitos distribuídos 1 hora antes do início do show e limitados a um por pessoa